LogoUT

CEFET-MG oferece 180 vagas para workshop sobre multiletramentos

27/11/2019

O CEFET-MG realiza, no dia 6 de dezembro, o workshop “Multiletramentos para a formação do professor”. São 180 vagas voltadas para professores da rede pública municipal e estadual de ensino de Belo Horizonte e cidades vizinhas. A iniciativa é uma parceria entre o grupo de pesquisa Núcleo de Aprendizagem e Ensino Tecnológico (NALET), a Prefeitura de Belo Horizonte e a Academia Mineira de Letras. O objetivo é dar sugestões aos professores para implementarem suas práticas pedagógicas no sentido de levarem os estudantes a desenvolverem os seus níveis de multiletramentos.

O workshop, organizado pela professora do CEFET-MG Raquel Bambirra e pela mestre em Estudos de Linguagens Sabrina Ramos, é composto por 16 oficinas teórico-práticas voltadas para o ensino de Inglês nos níveis Fundamental e Médio, bem como o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e o de Português como Língua de Acolhimento (PLAC). As oficinas serão ministradas por estudantes dos cursos de mestrado e doutorado em Estudos de Linguagens da Instituição e envolvem temas como uso de infográficos, mapas conceituais, podcasts, videocasts, músicas e vídeos do YouTube, plickers, cubo mágico, gamificação e videogames, ensino híbrido – rotação por estações, ensino de literatura da diáspora.

Além das oficinas, haverá palestras sobre o desenvolvimento de multiletramentos, exemplo prático de como o CEFET-MG está levando os estudantes a investirem no desenvolvimento de multiletramentos na aprendizagem de inglês, e sobre avaliação formativa no desenvolvimento dos multiletramentos. “Por meio desta iniciativa, o CEFET-MG reforça mais uma vez o seu compromisso com a comunidade externa, levando subsídios aos professores da escola pública das redes municipal e estadual acerca do que há de mais recente na teorização sobre ensino de línguas, para que, juntos, possamos construir sugestões de aplicabilidade da teoria ao contexto da escola regular”, explica Raquel.

O evento acontecerá na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1.466, Centro). Os interessados deverão fazer inscrição.

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG