LogoUT

CEFET-MG oferece aulas gratuitas de português para estrangeiros

27/11/2019

Após partir do seu país de origem, além de lidar com a saudades de quem ficou, os estrangeiros vindos de diversas partes do mundo precisam aprender a comunicar-se em nosso idioma, o português.

Para auxiliar os imigrantes nesta “travessia”, o CEFET-MG disponibiliza gratuitamente o Curso de Português como Língua de Acolhimento e de Cultura Brasileira (PLAc) para refugiados, portadores de visto humanitário e imigrantes em situação de vulnerabilidade social. As vagas são limitadas.

Os interessados em participar podem efetuar a sua inscrição no endereço www.sri.cefetmg.br, de 7 de dezembro a 17 de janeiro. É necessário apresentar passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro e comprovante de residência.

Sobre o curso

As aulas ocorrem no campus I, durante as tardes de sábado, das 13h30 às 17h45, na Avenida Amazonas, 5.253, bairro Nova Suíça, Belo Horizonte. 

O curso, com duração de 60 horas, inicia no dia 29 de fevereiro e encerra dia 20 de junho. Durante a capacitação, são abordadas a língua portuguesa, produção de textos, cultura e sociedade.

A equipe responsável pela capacitação é composta por alunos de graduação, mestrado, doutorado, professores e técnicos administrativos do CEFET – MG, além de contar com o apoio de voluntários de outras instituições.

A iniciativa é resultado da parceria da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Diretoria de Graduação (Dirgrad), Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia (Infortec) e Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG.

Informações adicionais sobre o curso podem ser obtidas por meios dos telefones (31) 3319-7074/7471 ou pelo e-mail sri@cefetmg.br.


Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG