LogoUT

Equipe de robótica do CEFET-MG representa Brasil na Índia

Fri Dec 22 14:50:00 BRST 2017

A repercussão e a consistência de bons resultados em competições foram determinantes para que a equipe Trincabotz do CEFET-MG fosse a única equipe brasileira convidada a representar o país na competição de robôs de combate no TechFest IIT Bombay que ocorrerá entre os dias 29 e 31 de dezembro na cidade de Mumbai, na Índia.

Trincabotz é uma equipe de robótica aplicada a competições com 13 anos de história na Instituição, sendo que só neste ano foram nove participações em competições e um total de 24 troféus. Em abril deste ano, a equipe participou de um dos maiores eventos de robótica, no cenário competitivo mundial, a RoboGames 2017, nos Estados Unidos. Atualmente, a equipe é formada por 34 estudantes de cursos superiores como Engenharia Elétrica,  Mecânica,  Produção Civil e Computação e cursos técnicos como Equipamentos Biomédicos, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Hospedagem  e Mecatrônica. O grupo, ligado ao Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC), é orientado pelos professores Diêgo Fernandes e Ivanilza Felizardo do Departamento de Engenharia Mecânica, campus II.

A competição que a equipe irá participar na Índia se chama Robot Wars e ocorre junto ao TechFest IIT Bombay que tem a expectativa de receber cerca de 160 mil pessoas. A maior parte das equipes inscritas são da Índia, mas haverá representantes de vários países como Rússia, Inglaterra e outros países do Oriente Médio. “Participar de eventos como este, possibilita crescimento muito expressivo, pois é um momento em que há troca de experiências e conhecimentos muito intensa. Possibilita também que a nossa marca, do CEFET-MG e dos nossos patrocinadores, atinja um grande público”, destaca Douglas Piva, estudante de Engenharia Elétrica e capitão da equipe.

Para Douglas, a participação é determinante para o reconhecimento dos projetos desenvolvidos, que é algo motivador. “Os contatos que faremos, o aprendizado que teremos e tudo que viveremos neste evento terá, sem dúvidas, um impacto muito positivo em nossa formação pessoal e profissional”, ressalta. Em 2018, a equipe pretende continuar contribuindo com a formação dos alunos, dando oportunidade para que mais pessoas possam experienciar a robótica. “Esperamos trabalhar nas melhorias dos nossos projetos, que mais robôs sejam construídos, e, por fim competirmos e sermos campeões em mais eventos. 2018 será um grande ano para a robótica”, conclui.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
 

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 1789
  • Visualizações: